domingo, 21 de julho de 2013

Caminhando por lugares difíceis, levando o Evangelho nas regiões distantes do Sul - Primeira parte

A caminhada iniciou num final da tarde de terça-feira (09/07/2013). Enquanto o dia declinava tomávamos a rota para o centro do Rio Grande do Sul. O objetivo era cortar o estado chegando a fronteira oeste, caminhando pelas fronteiras argentina e uruguaia e depois, retornar pelo sudoeste do estado.
A equipe de missionários nesta etapa da viagem era pequena. Eu estava acompanhado do Rev. Eberson (pastor em Ponta Grossa, PR) aluno do Mestrado em Missões Urbanas do CPAJ (Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper) e dois Seminaristas Ricardo (STPRAGS) e Lucas (SPS) todos com um objetivo comum conhecer o Rio Grande do Sul colocando-nos nas mãos do Supremo Plantador para que sendo este servido, enviá-nos para aquele estado em algum momento futuro.
Sem. Lucas (SPS), Rev. Eberson (Aluno CPAJ), Rev. Jedeias (Professor de Missões CPAJ) e Sem. Ricardo (STPRAG)

A rota da nossa viagem é marcada por tragédias. Primeiro passamos por Venâncio Aieres (110 km de Porto Alegre) segundo a Revista Galileu 133 -  O município de Venâncio Aires, a 110 quilômetros de Porto Alegre "é recordista mundial de suicídios. Em 1995, foram 37,2 casos para cada 100 mil habitantes, contra os 8,1 do Estado do Rio Grande do Sul, os 3,2 do Brasil e os 35,9 registrados em 1993 na Hungria, o país que coleciona os maiores números nessa cruel estatística". "http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT356206-1708-1,00.html A cidade, conhecida como a capital nacional do chimarrão. A cultura indigena foi a cultura originária associada depois com as demais culturas que formam a cultura brasileira. O municipio foi criado em 1891 e ainda hoje nao possui nenhuma Igreja Presbiteriana. Nesta esteira é importante lembrar que a estatistica aponta que  existem 11 municípios brasileiros sem nenhuma presença Protestante Históricos ou Pentecostais, destes 09 estão no Rio Grande do Sul
Venancio Aires 

Seguimos em direção a Santa Cruz do Sul (156 km) também sem Igreja Presbiteriana e depois seguimos para Santa Maria nossa primeira parada prolongada.



Jedeias Duarte