domingo, 30 de janeiro de 2011

ATUALIZAÇÕES DO PROJETO DESPERTANDO VOCAÇÕES

Participantes da 5a Viagem Missionária - Manaus, AM



PROJETO DESPERTANDO VOCAÇÕES
(2011-2012...)







Objetivos:
1)   Buscar conhecer a relação entre a Vocação Pastoral e o Crescimento da Igreja Local
2)   Despertar Seminaristas da Igreja Presbiteriana do Brasil ao envolvimento com o plantio e revitalização de igrejas, oferecendo-lhes oportunidades de inserção inter-cultural em regiões diferentes do Brasil, através de 03 viagens missionárias (ciclo de viagem), com o objetivo de despertar e clarificar o chamado para o trabalho evangelístico e missionário.
3)   Encaminhar ao CTM e posteriormente a projetos missionários de plantação de igrejas os alunos que completarem o ciclo de viagem e demonstrarem que foram chamados para este ministério, atraves de um projeto aprovado pelo CG/IPB por um dos seus órgãos (PMC, APMT ou JMN).
4)   Motivar outras agencias da IPB a executarem ações semelhantes. Colocando-se à disposição para parceria com a APMT e JMN.
5) Publicar os resultados das viagens e das pesquisas efetuadas ao longo dos anos.

Instruções:
1.   Quanto as próximas viagens Missionárias e o novo ciclo de viagens:
a.   Datas:
           i.    5ª Viagem Missionária – 14 a 23 de janeiro de 2011 
           Vagas: 15 vagas –  (12 Seminaristas; 02 Staff dos Seminários e 01 para a Coordenação do Projeto)
           Local: Manaus, AM. Igreja Presbiteriana Cidade Nova  
          Apoiador: Rev. Jaime Marcelino 
          Lider da Equipe: Rev. Marcos André Marques (SPN)

 ii.    6ª Viagem Missionária – 15 a 27 de julho - (confirmado) - 
Vagas: 15 vagas –  (12 Seminaristas; 02 Staff dos Seminários e 01 para a Coordenação do Projeto) -
Local: Rio Grande do Sul - No grupo de 22 alunos aprovados para o 2o. ciclo serão escolhidos minuciosamente 12 participantes para esta viagem. O local será definido  pela Coordenação do Projeto.
Apoiador: Rev. Sergio Lima 
Lider da Equipe: Rev. Ageu Magalhães (JMC)


iii. 7a. Viagem Missionária - 06 a 17 de janeiro de 2012MANAUS E SERGIPE


b.    Processo Seletivo:
 i.    Os alunos aprovados no Processo Seletivo de novembro/2010 estão inscritos automaticamente para o 2o. ciclo do Projeto. Alguns realizaram a 5a Viagem Missionária e continuarão na 6a e 7a. Aqueles que não fizeram a 5a viagem certamente serão chamados para a 6a, 7a e 8a.
ii. Alunos desistentes da 5a viagem missionária foram desligados do Projeto.

2.    Acontecerá a partir desta etapa do Projeto uma Avaliação online de cada viagem que será elaborada em conjunto pelo Rev. Jedeias com a colaboração do Rev. Ageu e do Rev. Marcos Andre Marques contando com a assessoria dos demais Professores do CPAJ e de membros da JET/IPB.  

5.   As Equipes contarão com uma escala para o Staff dos Seminários que será indicado pelo Coordenador do Projeto ouvido o Diretor do CPAJ e Presidente da JET.

6.   Definimos as regiões para as próximas viagens nos seguintes termos:
a.    Janeiro/2011 – Manaus - 01 Equipe
b.    Julho/2011 – Rio Grande do Sul - 01 Equipe
c.    Janeiro/2012 – Manaus e Estado de Sergipe - 02 Equipes
d.   Julho/2012 – Rio Grande do Sul - 02 Equipes

 7.   Os alunos serão avaliados no ultimo dia de cada viagem; para cada viagem será escolhido um responsável pela Prestação de contas e pela avaliação dos Seminaristas.

9.   Ao final de cada ciclo será apresentado um relatório à JET através do Diretor do CPAJ.

10.  Os recursos serão levantados junto ao Comitê Gestor em parceria com a JET/IPB, serão verificados em sua aplicação pela JPEF/IPB.

São Paulo, 31 de janeiro de 2011 (atualizado).
Rev. Jedeias Almeida Duarte
Coordenador do Projeto

REV JAIME MARCELINO DE JESUS

Rev. Jaime Marcelino

Caros irmãos em Cristo,Graça e paz!

            Hoje, dia 28/01/11... onde a graça do Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, tem nos assistido. E essa é a razão de somente agora está escrevendo para vocês buscando partilhar-lhes algo das minhas impressões da 5ª edição do Projeto Despertando Vocações. Eis, pois, algumas delas abaixo:
1. O Projeto Despertando Vocações chegou até nós, de Manaus, e foi muito mais do que esperávamos; afinal, seus onze integrantes, cada um com suas particularidades, a despeito de qualquer coisa negativa que tenha ocorrido (e isso é o que se espera num contexto de ajuntamento de pecadores redimidos) nos cativaram o coração. Eu, por exemplo, fui surpreendido com a boa amizade iniciada no convívio, especialmente, dos pastores Rev. Marcos André Marques e Rev. José Alex Barreto, por quem sou grato ao Senhor. Já a igreja também foi tomada de alegria pela presença de todos os doze conosco. Por essa razão, não poucos me falaram do quanto apreciaram o referido Projeto!
2. O Projeto Despertando vocações se mostrou simples e sem “novidades”, mas de uma praticidade digna de ser imitada por todos quantos foram alcançados pela graça salvadora do Senhor. Porventura, evangelizar toda criatura não é uma ação/reação esperada dos que amam o Senhor Jesus e, por isso, esforçam-se para que também os demais eleitos sejam salvos? Pois bem! Essa ação/reação foi bem praticada, quer nos bairros de Manaus, quer nos interiores de Borba-AM, à medida que entrávamos nas casas ou abordávamos pessoas nas ruas daqueles lugares. Pode, por acaso, existir atividade mais salutar e revigorante do que expor às pessoas de todas as classes sociais e ou idades as Escrituras Sagradas? É isso mesmo, não necessitamos de nenhum outro meio e ou maneira para anunciar Jesus Cristo e esse crucificado. Afinal, é de sse modo que nossa pregação será “demonstração do Espírito e de poder”.
3. O Projeto Despertando Vocações trás a possibilidade de boa comunhão no serviço aos seus integrantes. Que agradável foi ver os irmãos pondo a mão na massa ao subir e descer os barrancos para levar as boas novas de grande alegria! Quão bom foi o dar-se em prol daqueles que levam tempos para receber e ouvir pregadores itinerantes que passam por suas comunidades! 
4. O Projeto Despertando Vocações nos ensina algo relacionado com a hospitalidade. Penso que uma das práticas do amor esquecidas nos nossos dias é a hospitalidade. Por isso, o Projeto é um bom estimulante para os que estão confortavelmente em suas casas, mas que abrem suas portas para receber os santos! Por outro lado, os que são recebidos têm grande oportunidade de exercer o que é chamado de barreiras culturais. É por acaso fácil comer menos ou mais um pouco do que normalmente se faz em sua própria casa? Também é de pequena importância observar os costumes de determinada família hospedeira a fim de adequar-se a ela? Por tudo isso, julgo que foi motivo de alegria saber que tanto hóspedes quanto hospedeiros ficaram saudosos quando chegou a hora da despedida!
5. O Projeto Despertando Vocações pode apontar para uma boa filosofia de ministério encontrada nas igrejas visitadas. Foi o que me pareceu ter ocorrido nessa 5ª edição do Projeto, pois, seus integrantes tiveram a oportunidade de ver que é possível ser reformado (lamentável ter que dizer isso sendo da IPB) e ter uma boa prática tanto vivencial quanto litúrgica! Oh! Que grande alegria foi saber que em Borba-AM há uma Congregação da JMN, cujo pastor é o Rev. Willians Borba, que está crescendo em todos os sentidos sem abrir mão da Sã Doutrina e de boa postura no momento de culto congregacional. Afinal, como disse alguém: Em qualquer lugar o homem é pecador, suas necessidades são as mesmas e somente poderá ser salvo pelo poder exercido por Deus mediante o Seu glorioso evangelho.       
         Concluo esse breve relato reafirmando nosso desejo e proposição de que tanto o PMC quanto a JET envidem esforços para que o Projeto Despertando Vocações tenha o Amazonas como local permanente para a sua realização anual. E quanto a nós, da Igreja Presbiteriana Cidade Nova, nos sentiremos honrados e desafiados a recebê-los a cada nova edição desse belo Projeto!
          Que o Senhor continue abençoando o Rev. Jedeias Duarte, nobre Coordenador do Projeto Despertando Vocações, dando-lhe vigor e renovada visão do Reino de Deus, para que em breve o tenhamos conosco, subindo e descendo os escorregadios barrancos dos nossos extensos rios do Amazonas.