terça-feira, 21 de julho de 2009

O morador de rua e o Secretário do Município

Hugo e Daniel, ambos do SPS, são dois jovens de ouro. Dia desses, na evangelização, eles se depararam com um morador de rua, o sr. Edeilto. Pregaram o evangelho para ele e fizeram muito mais: passaram a tentar resolver sua difícil condição social. Conversaram com um irmão da igreja que os colocou em contato com outro irmão, informando sobre uma casa de recuperação que poderia tratar do sr. Edeilto, que é alcoólatra. O plano não foi avante porque a mensalidade da casa de recuperação é de R$ 500,00 mensais.

Hoje eles estavam de novo com o senhor, dentro da igreja e chamaram a mim e a outros irmãos para pensarmos em uma solução. Não sei os outros, mas eu já estava achando que eles estavam gastando tempo demais com o homem. Mais tarde, andando com outro colega pelo centro, percebi que eu estava errado, pois eles estavam colocando em prática, até as últimas consequências, o amor de Cristo. De fato, é muito fácil amar ao próximo sem se envolver, sem se aprofundar nos problemas. Eles estavam cobertos de razão em se preocupar com aquele ser humano.

Ainda na tentativa de uma resolução eles tiveram a idéia de conversar com alguém da cidade, um assistente social, ou alguém deste nível. Conversamos com o Rev. Afonso e fomos falar com o Secretário de Assistência Social do Município. Já no caminho o Rev. Afonso nos informou que o Secretário era crente, pastor de uma igreja pentecostal . Entramos em seu gabinete e depois de expormos o problema ele sinalizou uma possibilidade de resolução do problema, encaminhando o sr. Edeito ao Desafio Jovem, que tem convênio com a prefeitura, e tratamento para casos como o dele. Mas, não foi só isso. Falamos do trabalho que nosso grupo tem feito em Canela e ele ficou muito interessado em nos usar em algumas frentes sociais da prefeitura. Ligou para o projeto "Guri Legal", que trabalha com crianças e adolescentes carentes, mas eles já haviam entrado em férias. Ligou então para a Casa Lar, uma "casa de passagem" onde crianças que sofreram algum tipo de violência por parte dos pais são encaminhados para serem protegidos. A responsável respondeu positivamente e fomos até lá, eu, Rev. Afonso e Rev. Marcos André. Conhecemos as crianças e ficou marcado para realizarmos um trabalho ali amanhã e sexta-feira, das 14 às 18 horas. Louvado seja Deus por mais esta porta que se abre para a pregação do Evangelho.

Visitantes no Culto de Domingo


Caro Rev. Jedeias e demais irmãos,

Posto abaixo notícias de domingo, dia 19/07:

A equipe que se deslocou para Farroupilha ajudou na Escola Dominical da Igreja. Cuidamos do ensino das classes da Escola Dominical e os membros da igreja nos presentearam com um belo churrasco gaúcho. Antes do churrasco, uma sessão de chimarrão.

Voltamos para Canela à tarde e, às 18 horas começou a Escola Dominical. Novamente os seminaristas se dividiram para ministrar aulas em várias classes. Uma senhora e sua filha com grave enfermidade, que haviam sido visitadas por nosso grupo, participaram da Escola Dominical e ouviram a mensagem do Evangelho.

Às 19:30 ocorreu o culto solene da Igreja com Ceia. Deus tocou em muitos corações que foram convidados durante a semana e eles compareceram. Tivemos 10 visitantes, dentre eles os dois rapazes skatistas, que já haviam estado no sábado, Dna. Lourdes, diretora da Escola Municipal João Alfredo e sua filha, a jovem Talita. A equipe ficou muito emocionada com a presença da Dna. Lourdes e de sua filha. Um dos skatistas, o Jeverton, trouxe dois amigos que nunca estiveram na igreja e, mais tarde, em conversa com um dos nossos seminaristas (Hugo) perguntou a ele o que deveria fazer para ser membro da igreja. Deus tem agido entre nós. Louvado seja o seu nome.

Abaixo, uma série de fotos do que foi narrado:













Visitantes no Culto Evangelístico


Caro Rev. Jedeias,

Até aqui nos ajudou o Senhor. Seguem abaixo mais notícias do que Deus tem feito entre nós.

Dia 18:

- Uma equipe de 5 seminaristas e jovens e adolescentes da igreja, liderada pelo Rev. Marcos, fizeram evangelização, de casa em casa, no bairro Palace Hotel e no Centro da cidade. Às 19:30 houve culto evangelístico na igreja com presença de muitos visitantes que foram convidados durante a semana. Destacamos a presença de alguns jovens skatistas da cidade que foram alcançados pela Equipe Centro. Desde o começo dos trabalhos a Equipe Centro iniciou uma amizade com o grupo de skatistas e os frutos já começam a aparecer. Neste culto evangelístico havia 4 jovens desta turma.

- Na tarde do dia 18, outra equipe de 5 seminaristas, liderada pelo Rev. Ageu, partiu para a cidade de Farroupilha. Chegamos lá às 18:00, sendo muito bem recebidos pelo Rev. Geraldo e sua esposa Dna. Vera. Participamos do culto do Dia do Amigo, com pregação e direção dos cânticos e, no dia seguinte, a equipe ajudou na Escola Dominical ministrando aulas em todas as classes.

Continue orando por nós.

Forte abraço,
Ageu

Ps. Fotos: 1) Adolescentes da igreja evangelizando; 2) Culto Evangelístico no sábado; 3) Os skatistas; 4) Culto em Farroupilha.

Missionários ministram palestras para professores

Caro Rev. Jedeias,

Seguem abaixo notícias do dia 17/07.

- A Equipe Centro foi a Gramado para afixar cartazes do Disque Paz da igreja nas lojas da cidade e para conversar com jovens de lá.

- A Equipe Periferia foi ao bairro São Luiz e fez evangelismo de casa em casa. Em uma das casas o morador pediu para dois seminaristas entrarem e orarem por sua família, especialmente, por sua filha adolescente que estava com grave enfermidade.

- Parte da Equipe Periferia foi até a Escola Municipal João Alfredo, pela manhã e à tarde, para ministrar uma palestra sobre Educação com Fundamentos Cristãos a todos os professores da Escola. Ao final da palestra, muitas perguntas sobre a Bíblia e a mais estreitamento de laços com a diretora da Escola, Dna. Lourdes. A tarde, foram a outra escola, a Bertholdo Oppitz, para ministrar a mesma palestra a todo o Corpo Docente. As portas desta escola se abriram depois que duas professoras da primeira escola recomendaram nosso trabalho. Resultado do trabalho: ao final das palestras, ambas as diretoras ofereceram salas para que, semanalmente, o pastor da cidade possa realizar um trabalho de capelania escolar, ouvindo e aconselhando professores, pais e alunos. Louvado seja Deus.

- A noite todas as equipes participaram da reunião de oração da igreja, dirigida pelo Sem. Daniel(SPN).

Abraço,
Ageu.

Ps. Nas fotos, de cima para baixo, 1) as professoras da Escola Municipal João Alfredo; 2) Rev. Afonso (pastor da IP Canela), Dna. Lourdes (diretora da Escola), Rev. Ageu e Sem. Diego; 3) as professoras da Escola Municipal Bertholdo Oppitz; 4) Sem. Samuel e Dna. Katiane (diretora da Escola).

Diretora de Escola abre portas para nossa equipe

Caro Rev. Jedeias,

Seguem abaixo as notícias de ontem, dia 16. Fomos naquela escola em que a diretora (que não é crente) nos abriu as portas para realizar algumas palestras. Das 8 às 10 horas da manhã todas as crianças das 7as. e 8as. séries se apertaram em uma sala para ouvir a palestra do Daniel (SPN), que é pedagogo e professor de sociologia, ajudado pelo Hugo (SPS) sobre Sexualidade. Misturando linguagem de informática (hackers e malwares) estes irmãos mostraram o dano da sexualidade precoce, antes do casamento. Logo no início da palestra, eles distribuíram copos descartáveis e pediram para os pré-adolescentes fazerem o que quisessem com os copos. Todos começaram a rasgar os copos em tiras deixando-os inutilizáveis. Os preletores, então, usaram os copos para mostrar que é assim que a sociedade trata a sexualidade, como algo descartável, e mostraram o prejuízo de se ter a sua virgindade destruída como o que eles fizeram com o copo. Foi muito impactante inclusive para alguns professores que estavam assistindo a palestra.

Depois disto foi a vez das 5as. e 6as. séries. Agora o Diego (JMC), que também é professor da rede pública, formado em letras e filosofia, usou a história da Águia e da Galinha (James Aggrey) e uma cena do filme "Desafiando Gigantes" para falar sobre superação e futuro com aquelas crianças. Alguns professores e adultos presentes foram às lágrimas quando ele declamou (de cor) um poema de Fernando Pessoa (Mar Português).

Na parte da tarde, as crianças de 1a. a 4a. séries foram atingidas pelo trabalho. Por volta de 150 crianças se apertaram na sala para assistir ao filme "Horton e o mundo dos Quem". No final, a aplicação voltada para a realidade da existência de Deus e a necessidade do amor ao próximo.

Na saída, tanto professores como a diretora elogiaram muito o trabalho e nos agradeceram. Ao todo 320 crianças receberam nossa mensagem. A diretora fez questão de nos agradecer por escrito. Transcrevo abaixo:

"Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alfredo Corrêa Pinto

A todos os missionários que aqui estiveram no dia 16/07/09 queremos agradecer e dizer da nossa grande satisfação e gratidão por trazerem momentos especiais a essa comunidade escolar, bem como a divulgação da palavra de Deus, que esse momento possa ser o primeiro de muitos.

Gostaria de aproveitar para pedir que vocês possam continuar a orar por essa comunidade, por nossos alunos, professores, funcionários, pais, supervisão, orientação e direção, pois muito precisamos de oração e proteção e sabemos que nossa maior força vem de Deus.

Nossos alunos são presentes especiais que Deus nos deu por isso precisamos buscar cada vez mais luz para conduzir-nos no caminho do bem, e estamos abertos para ouvir e aceitar o que Deus tem para nos orientar.

Ficamos maravilhadas com essa equipe que aqui esteve passando a palavra de maneira divertida e sábia, que Deus continue iluminando cada um de vocês.

Um abraço fraterno da equipe João Alfredo."

A carta acima, embora sem assinatura, foi escrita pela própria diretora.

Louvado seja Deus!

Abraços,
Ageu